Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Webmin no Ubuntu

E ai galera tudo bem com vocês?
Bem esta é minha primeira postagem aqui e para quem curte gerenciamento de servidores Linux vou falar sobre o Webmin uma ferramenta  gráfica baseado em programação Web mais preciso utiliza a linguagem Perl, esta ferramenta é bem leve e funcional, pratica para configurar seu servidor.

Ele funciona basicamente em concentrar as configurações de seu sistema, monitorando serviços e funções, e uma vantagem muito grande dele é que quando configurado junto com o servidor de web pode ser acessado de qualquer local, até mesmo da sua casa.

Vamos a Instalação, eu utilizo o Sistema Operacional Ubuntu 12.04, você pode ficar a vontade para outra plataforma.

1º temos que baixar o pacote do Webmin, no terminal digite:

Vai começar o download do arquivo necessário para a instalação. Quando terminado ele volta para a tela de digitação de comando.

2º passo é instalarmos algumas bibliotecas necessárias para o melhor funcionamento do Webmin (comando em uma unicalinha, ok!?)

#apt-get install perl libnet-ssleay-perl openssl libauthen-pam-perl libpam-runtime libio-pty-perl apt-show-versions python
3º Instalar a Ferramenta


#dpkg --install webmin_1.610_all.deb

Feito isso reiniciar o sistema. Uma coisa importante se você tiver um firewall instalado em sua maquina ou na rede, para liberar é so aplicar a regra:
 iptables -A INPUT -p tcp  --dport 10000 -j ACCEPT
 no meu caso a maquina minha é servidor Proxy com firewall
Muito bem feito todos estes procedimentos é so abrir o navegador de qualquer maquina Windows ou Linux e usar o navegador de sua preferência.
 Na barra de endereços colocar o IP do seu servidor e a porta utilizada pelo webmin que no caso é a 10000, lembrando que ele utiliza https por ser conexão segura.

Fica assim:

Usuário e Senha são as mesmas do seu sistema operacional, no meu caso habilitei o root então logo com ele, mas você pode utilizar o user administrador do sistema. Logo que voce logar vai entrar na tela inicial do Webmin onde mostra as informações do sistema.
Vamos para a opção Webmin (Webmin > Change Language and Theme)  onde vamos alterar o idioma padrão e o tema se você preferir utilizar este fica a seu critério eu utilizo o tema MSC.Linux Theme. Quando você adaptar a seu melhor instilo é só clicar no botão Make Changes e fazer logon novamente.
Minha interface alterada esta assim hoje:
Vou agora somente comentar o que cada aba do webmin pode nos oferecer, não vou aprofundar em nenhuma pois é bem simples o mecanismo de como trabalha, basta somente ter conhecimento no que precisa ser feito e adaptar a seu modo.
Na aba Webmin é onde configuramos as opções do aplicativo, como escolha da linguagem ou do tema como visto já acima, configuração de usuários e hosts com direito a acesso ao aplicativo, gerenciamento de módulos e muito mais, basta conferir.
Na aba Sistema esta a configuração do nosso SO (Sistema Operacional), algumas das opções que podemos ver é Logs, usuários, grupos, e uma opção muito útil ao meu modo de ver é backup.
Na aba servidores encontramos os principais recursos de um servidor como Proxy, DHCP, SSH, e-mail, FTP dentre outros.
Na aba de rede encontramos as configurações das suas placas de rede instaladas na maquina e suas diversas conexões, alem de poder configurar um firewall.
Na aba hardware podemos configurar impressoras, discos, boots do sistema operacional, etc.
Na aba outros você encontra algumas opções para gerenciamento de arquivos, status do sistema, comandos do shell, conexões via Telnet/ssh, etc ...
Bem espero que gostem do post e até a próxima. REFERÊNCIAS

Webmin - http://www.webmin.com/
Webmin Wiki - http://doxfer.com/Webmin
Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/

Nenhum comentário: